Carro elétrico
FreePik
Carro elétrico

Os preços das  baterias de íons de lítio registraram queda de 20% em 2024, representando a maior redução desde 2017. O dado foi divulgado em estudo da Agência Internacional de Energia, que aponta impacto direto na redução dos custos dos veículos elétricos.

As baterias representam o maior custo individual na produção de carros elétricos, sendo determinantes para o preço final dos veículos. A redução nos custos das baterias resulta diretamente em carros elétricos mais baratos para os consumidores, ampliando o acesso à tecnologia.

A China mantém vantagem crescente sobre outros países na produção de baterias, especialmente na tecnologia de fosfato de ferro-lítio. As baterias LFP chinesas representam quase metade do mercado global de veículos elétricos, consolidando a liderança do país no setor.

Baterias híbridas custam mais que as de elétricos puros

Um dado contraintuitivo do estudo revela que baterias de veículos híbridos são mais caras que as de carros totalmente elétricos. Uma bateria de híbrido plug-in de 20 kWh custa aproximadamente o mesmo que uma bateria de elétrico puro de 65 kWh.

A explicação está na distribuição dos custos por célula, já que o preço dos componentes se espalha por menos células nas baterias menores. Isso resulta em custo mais alto por quilowatt-hora nas baterias híbridas, mesmo sendo significativamente menores em capacidade total.

As baterias LFP evoluíram significativamente em performance, tornando-se adequadas para uso em carros de massa. O crescimento do uso dessa tecnologia foi de 90% na União Europeia em 2024, enquanto nos Estados Unidos permanece em apenas 10% devido às tarifas comerciais contra produtos chineses.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!